sexta-feira, 21 de abril de 2017

O Deputado José Francisco Paes Landim do PTB do Piauí

O Deputado José Francisco Paes Landim do PTB do Piauí

José Francisco Paes Landim (São João do Piauí, 23 de março de 1937) é um advogado, professor e político brasileiro, recordista no número de mandatos como deputado federal pelo Piauí, exercendo atualmente o oitavo. O pai, Paes Landim, foi eleito deputado estadual pelo Piauí em 1947.

Biografia:

Filho de Francisco Antônio Paes Landim Neto e Natália Ferreira. Advogado formado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com especialização em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas, em Direito Especializado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Direito Comercial pela Universidade de Ottawa.
Foi aluno de Evandro Lins e Silva.
Seguindo os passos paternos filiou-se a UDN e foi nomeado oficial de gabinete do governador Chagas Rodrigues. Graças à legislação vigente, foi eleito suplente de deputado estadual e prefeito de Socorro do Piauí em 1962, afastando-se dos cargos por força do Regime Militar de 1964. Passou a residir então em Brasília, onde assessorou juridicamente a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (NOVACAP), o Departamento de Estradas e Rodagem e o Ministério das Minas e Energia. Chefe de gabinete da reitoria da Universidade de Brasília entre 1974/1976, foi professor da referida instituição onde chefiou o Departamento de Direito, dirigiu a Faculdade de Estudos Sociais Aplicados e foi membro do Conselho Editorial. Durante o governo João Figueiredo foi procurador do Instituto Brasileiro do Café.
Egresso do PDS migrou para o PFL e, a partir de sólido arrimo político-familiar, foi eleito deputado federal em 1986, 1990, 1994, 1998, 2002, 2006, 2010 e 2014. Filiou-se ao PTB a convite do ex-senador João Vicente Claudino. Filho de deputado estadual, viu seus irmãos, Luiz Gonzaga Paes Landim e Paulo Henrique Paes Landim exercerem a mesma função e, um terceiro, Murilo Antônio Paes Landim, foi prefeito de São João do Piauí por duas vezes.
Em 17 de abril de 2016, Paes Landim votou contra a abertura do processo de impeachment de Dilma Rousseff.